
Com a maior votação nominal da história de Goiás, o governador Daniel Vilela (MDB) foi reeleito neste domingo (4/10) para comandar o Estado por mais quatro anos. Com 98,78% das urnas apuradas, o emedebista já somava 2.120.086 votos válidos, o que corresponde a 59,12%. O resultado supera a marca alcançada pelo ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) em 2022, de 1.806.892 votos válidos.
O segundo colocado nas eleições estaduais foi Wilder Morais (PL), com 22,08%. Na sequência, aparecem Luís César Bueno (PT), com 9,80%; Marconi Perillo (PSDB), com 8,72%; Luciana Amorim (UP), com 0,33%; e Danilo da Silva (PCO), com 0,03%. Os dados ainda serão atualizados após a apuração de 100% das urnas.
A vitória de Daniel estabelece outro marco na história política de Goiás. Pela primeira vez, o Estado tem três eleições consecutivas para governador decididas no primeiro turno. Ronaldo Caiado foi eleito em 2018 e reeleito em 2022 já na primeira votação. Com a reeleição de Daniel em 2026, a sequência inédita se completa.
Trajetória
Daniel chegou à eleição como sucessor de Caiado (PSD), de quem foi vice-governador por pouco mais de três anos. Assumiu o Estado em março deste ano, quando Caiado renunciou ao cargo para disputar a presidência da República. A continuidade da gestão, que chegou a 84% de aprovação popular, foi o principal eixo da campanha.
A candidatura de Daniel também foi construída sobre uma ampla articulação política e municipalista. A coligação Pra Goiás Seguir em Frente reuniu 12 partidos (MDB, PSD, União Brasil, Progressistas, Republicanos, Podemos, Avante, Mobiliza, Agir, Democrata, PRD e Solidariedade) e chegou à eleição com o apoio de 227 dos 246 prefeitos goianos. A composição deu capilaridade à campanha em todas as regiões do Estado e reuniu lideranças dos maiores colégios eleitorais de Goiás.
Aos 42 anos, Daniel Vilela se torna o segundo governador eleito mais jovem da história de Goiás desde a redemocratização. A marca reforça a trajetória política iniciada ainda cedo e contrasta com a experiência acumulada ao longo de quase duas décadas de vida pública.
Perfil
Nascido em Jataí, Daniel Elias Carvalho Vilela é filho do ex-governador, senador e prefeito de Aparecida de Goiânia e de Goiânia Maguito Vilela. Mudou-se ainda criança para a capital e acompanhou desde cedo a trajetória política do pai. Antes de ingressar na vida pública, teve passagem pelo futebol profissional, atuando por Goiás, Gama e Atlético Goianiense. Se formou em Direito e tem pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É casado com Iara Vilela, com quem tem dois filhos: Maria Laura e Frederico.
Sua carreira política começou em 2008, quando foi eleito vereador de Goiânia. Em 2010, chegou à Assembleia Legislativa e, em 2014, foi eleito deputado federal com mais de 179 mil votos. Na Câmara, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), além de ocupar outras posições de destaque.
Em 2016, assumiu a presidência regional do MDB em Goiás e, dois anos depois, disputou o governo estadual, terminando em segundo lugar. Em 2022, foi eleito vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado. Em março de 2026, assumiu o Governo de Goiás e, agora, conquista a reeleição para um mandato de quatro anos.
Eleições 2026 GOIÁS DEFINE SEUS 17 REPRESENTANTES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Política PREFEITO DE MINEIROS ATACA ROSÂNGELA REZENDE APÓS DEPUTADA DISPARAR NAS PESQUISAS DENTRO DO MUNICÍPIO.
Trânsito TRAGÉDIA EM GOIÁS: DEPUTADO AMILTON FILHO MORRE EM ACIDENTE NA BR-050 DURANTE CAMPANHA ELEITORAL
Gestão Municipal ITAJÁ: PREFEITO LUCAS MACHADO REBATE CRÍTICAS DE WESLEY SUSPENCAR E MOSTRA OBRAS DE ASFALTO
Eleições 2026 CLIMA TENSO: WILDER FAZ CAMINHADA EM JATAÍ EM MEIO A DIVISÕES INTERNAS NO PL
Gestão Municipal CHAPADÃO DO CÉU AVANÇA NA RECUPERAÇÃO DE 35 KM DA LINHA 10 NA ZONA RURAL
Gestão Municipal APORÉ REVITALIZA GINÁSIO WELDSON BARBOSA DE LIMA EM MUTIRÃO COM SERVIDORES MUNICIPAIS
Gestão Municipal PREFEITO BODÃO “PEGA NO PESADO” E AJUDA NA LIMPEZA DE APARECIDA DO RIO DOCE APÓS FORTE TEMPESTADE
Eleições 2026 JUSTIÇA ELEITORAL MANDA RETIRAR CARD SOBRE ROSÂNGELA REZENDE E PROÍBE NOVOS COMPARTILHAMENTOS SEM CONTEXTUALIZAÇÃO Mín. 19° Máx. 33°