Na tarde desta quarta-feira, 4 de junho, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social sediou uma importante reunião de avaliação do Programa Metamorfose. O encontro teve como objetivo analisar os resultados alcançados até o momento e planejar as próximas ações preventivas da iniciativa.
Coordenada pela Secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Tenente-Coronel Selma Rodrigues, a reunião contou com a participação de diversas autoridades e representantes de órgãos envolvidos. Estiveram presentes a Vice-Prefeita Flaviane Scopel, a Gerente do Escritório Social, Lúcia Soares, o Vereador Carlinhos Canzi, e o Superintendente Comandante da GCM, Melo Júnior. Além deles, a mesa de discussões incluiu representantes do CAPS, do Centro de Apoio, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, e de outras superintendências parceiras no programa.
Esta foi a terceira reunião do grupo, sucedendo um primeiro encontro de alinhamento para a Força Tarefa e uma segunda reunião de feedback sobre essa mesma operação. Nesta ocasião, o foco principal foi a Patrulha Social, com uma análise detalhada sobre o paradeiro das pessoas encaminhadas ao Centro de Internação.
A Secretária Selma Rodrigues destacou o saldo “100% positivo” da iniciativa. “As cinco pessoas que foram abordadas nas ruas durante a força tarefa e quiseram ficar no Centro de Internação ainda continuam. As outras cinco já não estão mais em Jataí, ou não estão mais nas ruas, enquanto outras procuraram o CREAS de forma espontânea e pediram a internação no centro de recuperação. Ou seja, todos em todos os casos foram de sucesso”, afirmou. Das 52 pessoas abordadas no total, aquelas que inicialmente não aceitaram o tratamento estão agora reconsiderando, percebendo que “a rua não é segura para elas”, concluiu a Secretária.
O Programa “Metamorfose” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, liderada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social em colaboração com os demais órgãos, com o objetivo de abordar as complexas questões relacionadas à vulnerabilidade social e às pessoas em situação de rua. A meta central é fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas intersetoriais que promovam a cidadania, a segurança urbana, a prevenção de vulnerabilidades e o encaminhamento socioassistencial eficaz dessas pessoas.
Jataí, Desenvolvimento e Coração
Comunicação PMJ
Mín. 15° Máx. 29°