Goianos e Gaúchos, um encontro de dois povos, uma parceria que deu certo. Com essa motivação, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Jataí - GO, vai promover o primeiro Baile dos Goiuchos. O evento será realizado no dia 26/10, sábado, às 20h. Para o Frei Rogério Soares, pároco e idealizador da festa, “é necessário celebrar num único dia a união de duas culturas, que souberam conviver e empreender juntas. Graças a essa junção, o agro no Brasil é uma potência.”
Os primeiros sulistas chegaram em Jataí nos anos 70, em busca de oportunidades, de terras agricultáveis. Foram bem recebidos pelos goianos e por aqui se instalaram com suas famílias. O Baile dos Goiúchos será, portando, a grande oportunidade de “Celebrar o sucesso da parceria de duas culturas que, embora diferentes, se juntaram para sonhar um sonho só: paixão pela terra, prosperidade, transformando realidades, sem perder a essência de suas raízes e tradições.”, Ressalta o advogado, filho de Jataí, Ildefonso Carvalho Netto.
O Radialista Plínio Ortiz, que todos os domingos vai ao ar na Difusoura FM, com o programa Querência Goiânia, também ressalta a relevância do evento “A importância é valorizar a cultura de um povo que procura levar para as gerações futuras tudo o que recebeu de seus antepassados, que é honrar as trandicões de sua terra. E este " Baile dos Goiúchos, promovido por nossa Paróquia, traz união e congraçamento entre goianos e Gaúchos.”, afirma o radialista.
O Encontro entre Goianos e Gaúchos gerou novas amizades, casamentos, novas famílias, prosperidade e uma cultura enriquecida, é natural ver na cidade, pequi e cuca, chimarrão e gueiroba, sagu e pamonha. Uma mistura de sabores e vidas, histórias e causos. Uma união que deu certo. “Isso é a integração de gaúchos e goianos que veem se consolidando com o passar dos tempos com muita força cada vez mais.”, afirma seu Osvino Sandri, patrão do CTG Querência Goiânia .
O Baile dos Goiúchos será realizado no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Av. Said Abdala, 470. Dia 26/10, sábado , a partir das 20h. Valor do ingresso R$ 35,00. Crianças até 10 anos não paga. Com venda de porções de comida de boteco.
HISTÓRIA DA CHEGADA DOS GAÚCHOS EM JATAÍ
- Desde meados da década de 1970, começaram a chegar as primeiras famílias gaúchas em Jataí.
- O primeiro gaúcho a chegar em Jataí, foi o Sr. Gélio Serrano, em 1977. Ele se tornou o primeiro Sojicultor Gaúcho, no município.
- Em 1980, eram 19 famílias no município advindas do Sul.
Famílias, como: SCOPEL, FERRARI, ORTIZ e NASCIMENTO SILVA, foram algumas das pioneiras. Seguidas, a partir de 1982, pelos MAGGIONI, MANTELLI, PRIORI, ZANUZZI, LUFT, PAZINATTO...e dezenas de outras, não menos expressivas e importantes socialmente, culturalmente e economicamente.
Jornal Notícia Extra
Mín. 20° Máx. 24°